Comunicação | Notícias

Preamar-PB será ampliado com investimento de R$ 10 milhões do Governo da Paraíba - 01/02/2024


icone whatsapp

O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB) receberá um importante investimento de R$ 10 milhões do Governo da Paraíba, ampliando o projeto. A assinatura do acordo foi feita no início da semana, pelo Governador da Paraíba, João Azevêdo, no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa.

A nova fase do Preamar-PB contará com o gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano. Os pontos de erosão marinha serão identificados e serão propostas as medidas necessárias para esta contenção.

O projeto inicialmente contemplava a instalação de recifes artificiais marinhos, áreas temáticas para o mergulho contemplativo e a restauração de ecossistemas coralíneos naturais em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde, mas agora o estudo irá abranger os municípios de Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca.

Os recursos serão destinados ao diagnóstico e ao monitoramento ambiental, visando à prevenção de erosão costeira e ao planejamento contra eventos climáticos extremos. A iniciativa pretende evitar soluções de curto prazo que, sem uma análise contextual, poderiam acarretar mais danos do que benefícios aos nove municípios do litoral paraibano.

A bióloga marinha e educadora ambiental, Karina Massei, responsável pelos Subprogramas de Educação Ambiental e Restauração Ecológica de Corais ressalta que em todas as fases do PREAMAR, haverá um arcabouço de práticas ambientais, proporcionadas pela sinergia entre educação ambiental, cultura oceânica e ciência cidadã, com embasamento técnico-científico. Essas práticas visam promover uma sociedade civil informada e sensibilizada para a conservação do ambiente costeiro e marinho como um todo e o desenvolvimento socioambiental.

A ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).

A equipe técnica multidisciplinar do PREAMAR atualmente possui 21 colaboradores com funções específicas vinculadas à diferentes instituições. São diversas áreas contempladas, como biologia, engenharias civil, elétrica e de pesca, jornalismo, administração, gestão ambiental, geografia, várias áreas da tecnologia, entre outras.


Voltar