Comunicação | Notícias

Governo assina decreto que cria Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba - 06/06/2023


icone whatsapp


Na última segunda (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em Brasília, o decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba. Ele abrange os municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D'água, Maturéia, Olho D'Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira.

O Parque Nacional da Serra do Teixeira, que ficará sob responsabilidade do ICMBio, está sendo criado com uma área total de 61.095 hectares. A ação tem o objetivo proteger cerca de 70 nascentes de água, onde 70% destas são nascentes da bacia do Rio Piranhas/Açu. Além disso, vai proteger mais de 265 espécies de vegetais, das quais 24 são endêmicas da Caatinga; e mais de 237 espécies animais, citando apenas os quatro grupos de vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos), com, pelo menos, 19 espécies na lista vermelha de fauna ameaçada de extinção.

Além da relevante representatividade da biodiversidade, o parque vai proteger sítios geográficos, como o Pico do Jabre, bem como garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos para a região, como o fornecimento de água e atividades de turismo ecológico. "Essas informações são oriundas de um estudo apresentado ao MMA em 2009, quando iniciou o processo de recomendação para a criação desse parque, que passou por obstáculos até agora", cita o Biólogo Helder Araujo (CRBio 36.721/5-D), que participou desse estudo. Para o bem do desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais da Paraíba e da Caatinga, o decreto de criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira foi efetivado.

 

Fotos: Hélder Araújo/Cortesia 




Voltar