Comunicação | Notícias

CRBio-05 destaca Biólogos nos cargos públicos; conheça a secretária de Meio Ambiente Maria das Dores - 20/04/2023


icone whatsapp

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) enaltece os Biólogos que ocupam cargos públicos. O espaço conquistado pela Classe é fundamental para o avanço da saúde no Brasil. Inclusive, o CRBio-05 tem divulgado oportunidades para o serviço público. A Bióloga Maria das Dores de Souza Abreu, por exemplo, atua na gestão pública desde o ano de 2006.

Ela viu a sua formação contribuir para sua atuação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), iniciada em 2009. Há 13 anos, ela está na Secretaria de Meio Ambiente do município de Cajazeiras/PB. Em sua carreira, conta com doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Como secretária de Meio Ambiente, sua função é realizar o desenvolvimento, o planejamento e a execução da política municipal de meio ambiente. “Tenho conseguido através da minha formação como Bióloga contribuir para a construção e o funcionamento efetivo do sistema municipal de meio ambiente”, comenta Maria das Dores.

Biologa-Maria-das-Dores_1682010526.jpeg

Há, inclusive, projetos em desenvolvimento contínuo na área da arborização e controle de supressão e podas drásticas de árvores na cidade; projeto de coleta seletiva Recicleiros Cidades, em parceria com o Instituto Recicleiros de SP; castração de animais de rua no castramóvel, em parceria com a Secretaria de Saúde; atuação dos Conselhos de Meio Ambiente; proteção animal; Defesa Civil; desenvolvimento rural sustentável; recebimento e atendimento a denúncias e fiscalizações ambientais.

 “Mais recentemente, estamos finalizando a estruturação da gestão ambiental municipal para iniciar a execução do licenciamento ambiental e fiscalização ambiental de forma legítima e efetiva conforme a legislação ambiental em vigor”, destaca.

REGULAMENTAÇÃO

Na década de 60, a profissão de Biólogo não era regulamentada, sendo assim era considerado ilegal os Biólogos ocuparem cargos públicos de Chefia, Diretoria e Assessoria. “Com certeza o profissional qualificado, nesse caso o biólogo, faz a diferença no funcionamento e avanço da construção e execução das políticas públicas ambientais”, acentua a Bióloga Maria das Dores, que vem tendo papel importante no processo de encerramento do lixão do município.

Constituído nos moldes da Lei 8.112/1990, cargos públicos são aqueles providos por servidores públicos para ocupar posições no quadro funcional da Administração Direta, Indireta, Autarquias e Instituições Públicas.

Biologa-Maria-das-dores-2_1682010802.jpeg


Voltar