Comunicação | Notícias

CFBio divulga nota sobre atuação em perfusionismo - 24/05/2017


icone whatsapp


 O Conselho Federal de Biologia (CFBio) publicou a Nota Técnica Nº 02/2016-CFBio que dispõe sobre a atuação do Biólogo em atividades relativas à área de perfusionismo. Para atuação em perfusionismo, o CFBio reforça que o Biólogo precisa ter conhecimentos básicos de Bioquímica, Ciências Morfológicas, Farmacologia, Fisiologia Humana, Microbiologia, Imunologia, Bioética, Biossegurança, Bioestatística e Gestão de Qualidade. Todas essas áreas de atuação do Biólogo previstas nas Resoluções CFBio nº 10/2003 e nº 227/2010.

Além disso, é necessária a especialização em perfusionismo com carga horária mínima de 720 horas/aula de conteúdo teórico/prático, realizada em instituição legalmente reconhecida.A nota detalha ainda que o curso de especialização em perfusionismo deve apresentar na sua grade curricular conteúdos básicos que englobem alguns conhecimentos biológicos.

“Entende-se que o Biólogo é um profissional integrante das equipes multiprofissionais da saúde e estará apto e, com a devida capacitação, poderá exercer funções de perfusionista”, cita um dos trechos do documento.É importante destacar que, segundo a Resolução CFBio nº 300/2012, o Biólogo que não tiver a formação adequada para atuar em perfusionismo  pode complementar com as disciplinas que atendam os requisitos para atuação nessa área por meio de uma Formação Continuada dos Componentes Curriculares das Ciências Biológicas. Veja aqui como realizar o procedimento.

Clique aqui e confira a íntegra da Nota Técnica Nº 02/2016-CFBio.


 


Voltar