Comunicação | Notícias
Biólogo do CRBio-05 lidera pesquisa sobre sustentabilidade e combate à degradação da Caatinga - 07/05/2025
O Biólogo Helder Farias Pereira de Araújo (CRBio 36.721/05-D), professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordena uma importante pesquisa que busca soluções sustentáveis para combater a degradação ambiental e a pobreza no semiárido brasileiro, especialmente na região da Caatinga.
Diante do avanço do processo de desertificação no Agreste — que já perdeu mais da metade de suas áreas subúmidas para o semiárido nos últimos 30 anos —, o projeto liderado por Helder propõe o uso de Paisagens Agrícolas Sustentáveis como alternativa para recuperar o solo e aumentar a produtividade rural.
Segundo o Biólogo, conciliar produção agrícola com a conservação dos serviços ecossistêmicos é essencial para o desenvolvimento sustentável da região. “Paisagens com 40% a 60% de cobertura natural e áreas manejadas com técnicas adequadas promovem não apenas a produção, mas também a conservação do solo, da água, do carbono e da biodiversidade”, explica.
MUNICÍPIOS
O projeto está sendo executado nos municípios paraibanos de Cabaceiras, São João do Cariri e São José dos Cordeiros, e envolve a análise de indicadores como erosão, estoque de carbono, polinização e produtividade agrícola. As estimativas demonstram que a adoção dessas estratégias pode reduzir em quase 400% a perda de solo e aumentar a produtividade em mais de 400%, especialmente em pequenas propriedades.
A iniciativa conta com apoio da Fapesq, CNPq e do Governo da Paraíba, além de parcerias com universidades nos Estados Unidos e México. Os resultados e ações podem ser acompanhados pelo site www.nexuscaatinga.com.br.