Institucional | Quem Somos

Os Conselhos Profissionais são instituições governamentais criadas com o intuito de defender e disciplinar o exercício de profissões legalmente regulamentadas. O Conselho Regional de Biologia - 5ª Região ou CRBio-05 é um órgão subordinado ao Conselho Federal de Biologia com jurisdição nos seis estados da região nordeste (PE-CE-MA-PB-PI-RN). Foi criado em 6 de novembro de 1986, com sede na cidade de Recife-PE, e atualmente conta com delegacia no estado do Ceará.

O CRBio-05 tem como objetivos orientar, disciplinar, fiscalizar e proporcionar condições para o exercício da profissão do Biólogo, zelando pela fiel observância dos princípios Éticos da Classe, pela dignidade e independencia da profissão, bem como exercer outras atividades relacionadas ao âmbito de suas respectivas atribuições.

Além de contribuir para a qualidade dos serviços prestados pelos Biólogos à sociedade, a existência do sistema CFBio / CRBios tem permitido ampliar a visibilidade da profissão junto à sociedade, como profissional das Ciências Biológicas nos mais variados campos, notadamente nas áreas de saúde, meio ambiente, biotecnologia e educação.