Comunicação | Notícias

Presidente do CRBio-05 se encontra com reitor da UPE - 11/09/2017

 A presidente do CRBio-05, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, participou, na última semana, de uma conversa com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e ex-presidente desta Jurisdição, Pedro Henrique de Barros Falcão. Na ocasião, Eduarda e Pedro pontuaram sobre o atual momento do CRBio-05, as conquistas de cada gestão e o orgulho que ambos têm de poderem contribuir com o progresso da Biologia nos estados que compõe a 5ª Região.

Na avaliação de Pedro Falcão, que presidiu o Conselho entre os anos de 2004 e 2007, uma das suas principais conquistas na gestão foram os encontros interestaduais para discutir questões relacionadas aos campos de atuação da profissão com estudantes e Biólogos da região Nordeste. "A gente verificou que quando fazíamos eventos para um determinado estado, a profissão do Biólogo passava a ser mais conhecida, e o próprio Conselho passava a ter mais visibilidade", esclareceu Pedro.

A passagem do Biólogo Pedro Falcão pelo CRBio-05 também ficou marcada pela aquisição da sede própria para o Conselho. Após a compra, a atual casa dos Biólogos da 5ª Região foi reformada na gestão de José Roberto Feitosa Silva (de 2007 a 2012) e mobiliada e ambientada pelo atual colegiado.

Sobre a administração do CRBio-05, o agora reitor da UPE ressaltou a importância do trabalho em equipe. "Ninguém faz nada sozinho. Tenho a convicção que é um trabalho em equipe, mas também tenho certeza que a gente deixou um legado para o Conselho. Hoje, temos uma Sede digna para os nossos colegas profissionais da Biologia", comentou, orgulhoso, o ex-presidente.

Durante o encontro, a presidente, Bióloga Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, à frente do Conselho desde 2012, destacou que o Conselho vem crescendo em suas ações graças ao planejamento das últimas gestões. "Pedro Falcão conseguiu abrir o CRBio-05 para a Sociedade, Roberto Feitosa deu prosseguimento, e nós, atualmente, estamos evoluindo na fiscalização, ofício maior de todo conselho de classe. Hoje é comum você chegar em várias empresas e observar que aquele estabelecimento já foi fiscalizado pelo nosso Conselho. Outro grande feito da nossa gestão foi a efetivação da criação do CRBio-08. O planejamento foi a peça fundamental para alcançarmos esse crescimento", destacou.  

Atualmente, o CRBio-05 conta com uma média de 4,7 mil Biólogos inscritos nos seis estados do Nordeste: Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.



A presidente do CRBio-05, Maria Eduarda Lazárrabal, e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e ex-presidente desta Jurisdição, Pedro Falcão


Voltar