Comunicação | Notícias

Pós-graduandos têm 80% de desconto na anuidade 2018 - 04/01/2018

Os Biólogos que estiverem cursando pós-graduação stricto sensu, com comprovante de matrícula do exercício 2018.1, têm até 20 de março de 2018 para solicitar ao CRBio-05 desconto de 80% na anuidade 2018, conforme Resolução do CFBio Nº 330 de 13 de dezembro de 2013. O requerimento da solicitação pode ser baixado no site do CRBio-05 (Clique aqui).

Além desse documento, o Biólogo deverá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente ao projeto de pesquisa desenvolvido no curso de pós-graduação e apresentar documento comprobatório da matrícula no Programa de Pós-graduação, devidamente firmado pelo seu Coordenador e documento comprobatório do reconhecimento pelo MEC/CAPES do Programa de Pós-graduação.

Com o desconto, o valor da anuidade para o Biólogo pós-graduando será de R$ 101,51, uma vez que o valor integral da anuidade 2018 estabelecida pelo CFBio para 2018 é de R$ 507,53. A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP) destaca alguns pontos importantes para o preenchimento do ART do projeto de pesquisa desenvolvido na pós-graduação. Veja na representação a seguir:

1. Contratante

Nesse campo, o Biólogo colocará o nome e CNPJ da Instituição de Ensino Superior em que está realizando a pós-graduação.

2. Natureza

O Biólogo deverá marcar a opção "Prestação de Serviço"

3. Prestação de serviço

Após marcar a opção "Prestação de Serviço", o Biólogo deverá clicar apenas na opção "Execução de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços"

4. Identificação do serviço

Deve preencher "Projeto de Pesquisa– Aluno de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado)". OBS.: não colocar o título do projeto, apenas o nome "projeto de pesquisa" e informar se é Mestrado ou Doutorado.

5. Área de conhecimento e campo de atuação

Verificar a área de conhecimento e campo de atuação que se enquadram melhor, de acordo com seu projeto de pesquisa.

6. Descrição do serviço

Na Descrição Sumária da Atividade, o pós-graduando deverá colocar o título do Projeto de Pesquisa, o nome do programa de pós-graduação e da instituição, o resumo metodológico, incluindo a área de estudo, a data de início e de término do curso, conforme exemplo a seguir:

“Análise do desempenho da técnica de PCR para o diagnóstico da tuberculose" - Programa de Pós-graduação de Saúde Pública da Universidade XX. A pesquisa tem o objetivo de avaliar o desempenho do sistema de PCR na detecção específica do alvo IS6110 do complexo Mycobacterium tuberculosis em amostras clínicas de pacientes com tuberculose, no Estado de XX. Dentre os procedimentos metodológicos serão utilizados a análise dos sintomas do paciente e dos exames clínicos realizados. Será realizada a extração do DNA da amostra do paciente para realização da técnica de PCR. O projeto iniciou em 01/03/2016 e a previsão de término é 01/03/2018”

7. Valor
Caso o pós-graduando seja contemplado com bolsa, fica facultado ao bolsista informar o valor.

8. Total de horas
A carga horária total durante a pós-graduação

9. Início
É importante destacar que essa data refere-se à data de solicitação da ART.

10. Término
Este campo deve permanecer em branco.


Voltar