Comunicação | Notícias

Entidades reativam Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde em PE - 15/05/2018

Representantes dos Conselhos regionais da área da saúde em Pernambuco oficializaram a reativação do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde no Estado. O encontro aconteceu no Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN6), no Recife, tendo como pauta central a reativação e a criação do Estatuto do Fórum.

Outro ponto bastante discutido durante o encontro foi a posição contrária dos Conselhos Profissionais ao Ensino à Distância (EaD) para cursos da área de Saúde. Atualmente, há um Projeto de Lei (PL 5414/16) em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece esta prática. Como deliberação dessa pauta, ficou definida a realização de um vídeo com entrevistas dos presidentes de cada Regional sobre a importância das formações na área de Saúde serem obrigatoriamente presenciais.

Durante a reunião, o Conselho Regional de Psicologia da 2ª Região apresentou um relatório detalhado da inspeção realizada nas comunidades terapêuticas. A partir do relato, ficou definido a criação de um cronograma para ações conjuntas envolvendo os Conselhos. Outras três frentes de atuação foram encaminhadas pelo Fórum: Saúde Mental, Manutenção dos Conselhos Profissionais e a luta contra o desmantelamento do SUS.

O CRBio-05 foi representado pelo assessor jurídico Frederico Dias. Participaram também membros dos Conselhos Regionais de Nutricionistas (6ª Região), de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (1ª Região), de Enfermagem (Pernambuco), de Biomedicina (2ª Região), Psicologia (2ª Região), de Fonoaudiologia (4ª Região) e Odontologia (Pernambuco).

“Avaliamos como um movimento político importante dos conselhos profissionais de saúde. Essa união resultará na busca pela garantia da qualidade para os profissionais dessas áreas, assim como para as pessoas que utilizam esses serviços”, afirmou Fred Dias, assessor jurídico do CRBio-05.

A próxima reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco acontecerá no dia 13 de agosto, no Crefito 1, no bairro da Boa Vista, no Recife.




Voltar