Comunicação | Notícias

CRBio-05 recebe visita da Diretoria do CFBio - 16/05/2017

O Conselho Regional de Biologia 5ª Região (CRBio-05) recebeu, no último dia 27 de abril, na sua sede em Recife, a Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio). No encontro, a Diretoria do CRBio-05 fez uma apresentação sobre os setores de Fiscalização, Registro, Secretaria e Tesouraria do Regional.

“A reunião foi bastante positiva para o Sistema CFBio/CRBios, pois mostrou uma integração entre as instituições. Essa troca de experiências e aprendizados só fortalecem a nossa profissão”, comentou a presidente do CRBio-05, Maria Eduarda Larrazábal. Na ocasião, o vice-presidente do CRBio-05, João Luiz Xavier do Nascimento, exibiu o Planejamento Estratégico do Conselho para o período 2017-2027. A Diretoria do CRBio-05 também apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Divulgação e Informação e sobre o Portal da Transparência do Regional.  

Para Wlademir João Tadei, presidente do CFBio, o objetivo principal do encontro foi alcançado.  “Os resultados são satisfatórios e o melhor: as avaliações que o CFBio faz dos regionais deixa de ser apenas algo subjetivo transmitido pelos presidentes dos CRBios e passa a ser algo vivido no próprio regional. Acompanhamos in loco as condições efetivas de trabalho de cada Regional e dos seus funcionários”, disse.

Toda diretoria do CRBio-05 participou do encontro. Além da presidente e do vice, o Conselheiro Tesoureiro, Mário Luiz Farias Cavalcanti; e a Conselheira Secretária Gardene Souza marcaram presença na reunião. O CFBio foi representado pelo presidente Wlademir João Tadei, pela vice-presidente Fátima Cristina Inácio de Araújo, pela Conselheira Tesoureira Vera Lúcia Maróstica Callegaro e pela Conselheira Secretária Geni Conceição de Barros Cáuper.

CFAP

O período da tarde foi dedicado à Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP). O encontro serviu para aproximar as CFAPs do CFBio e CRBio-05 discutindo uma atuação mais uniforme dessas comissões no Sistema.

"É importante haver uma definição do perfil dos egressos do curso de licenciaturas e dos cursos de bacharelados e uma maior aproximação das CFAPs com os coordenadores de cursos para auxiliar nas definições dos perfis profissionais", analisou José Roberto Feitosa Silva, coordenador da CFAP.

“Hoje temos várias instituições de ensino do Brasil que oferecem cursos de licenciaturas e bacharelados. Essa reunião foi importante para melhor entender o perfil do profissional que os CRBios estão registrando nas suas jurisdições”, avaliou Fátima Cristina Inácio de Araújo, vice-presidente do CFBio.

Do CRBio-05, também estiveram presentes na reunião os conselheiros Helder Neves de Albuquerque e Victor Emanuel Pessoa Martins, ambos membros da CFAP.




Voltar