Biólogo | ART

O biólogo devidamente inscrito, em dia com suas obrigações com o CRBio5, poderá solicitar registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O registro da ART é feito exclusivamente on-line por meio do CRBio 24 horas. A Resolução CFBio n.º 300/2012 estabelece os requisitos mínimos para o Biólogo assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente a sua atuação profissional. Caso o Biólogo não atenda aos requisitos, é necessário encaminhar ao conselho, juntamente aos documentos citados acima, os documentos comprobatórios para Complementação de Carga-horária.

PROCEDIMENTOS

  • 1. Acessar o link CRBio5 24 horas Acesse já
  • 2. Nas opções a esquerda do vídeo, clique em "ART-eletrônica", e preencha o formulário.
  • 3. Após o preenchimento, com base no Manual da A.R.T e na Resolução CFBio Nº 11, de 05 de julho de 2003. Clique em “Enviar”.
  • 4. Imprima o boleto e efetue o pagamento. Aguarde a validação da A.R.T. pelo CRBio5.
  • 5. Após a impressão da A.R.T deve-se proceder obrigatoriamente as assinaturas do contratante e contratado.

A veracidade das informações da A.R.T eletrônica, é de inteira responsabilidade do profissional biólogo sendo que o contratante ou qualquer pessoa poderá confirmar a validade da A.R.T do profissional na área de livre acesso no site através do número da ART.

OBS.: O campo de "baixa" também deve estar assinado, em caso de conclusão do trabalho.

Para que as ART façam parte do Acervo Técnico do profissional, após o término do serviço e a devida solicitação de conclusão através do “CRBio5 24 horas”, uma via original, assinada pelo biólogo e contratante, deve ser encaminhada ao CRBio5, em mãos ou pelo correio com Aviso de Recebimento (AR), para proceder a baixa da referida ART.

O biólogo que necessitar poderá solicitar a emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT) na sede ou nas Delegacias do CRBio5. Serão incluídas apenas as A.R.Ts devidamente concluídas, e com a via do Conselho devidamente assinada pelo contratante e contratado.